Busca rápida por palavra chave

Teresópolis tem cinco fontes com água pura

Em Teresópolis, análise da qualidade das fontes divulgada pela Secretaria municipal de Saúde neste mês mostra que apenas cinco dos dez mananciais da cidade estão próprios para consumo.

Notícia publicada em:19/11/2012
Tamanho da fonte
|

A sabedoria popular diz que a água das montanhas é a mais pura de todas, mas nem sempre é assim. Fatores como ocupação desordenada e variações climáticas têm impacto direto na qualidade da água. Em Teresópolis, análise da qualidade das fontes divulgada pela Secretaria municipal de Saúde neste mês mostra que apenas cinco dos dez mananciais da cidade estão próprios para consumo. As fontes que, segundo a análise feita pelo Laboratório Central Noel Nutels (Lacenn-RJ), podem ser utilizadas pela população são Judith (Alto), Brahma (Várzea), Saúde (Tijuca), São Sebastião (Pimenteiras) e Santa Ângela (Vale do Paraíso).

- Há 30 anos eu bebo essa água da Fonte Sebastião. Nunca tive nenhum problema. Ela passou por uma reforma recente e estava com um volume menor de água, o que nos assustou, mas já voltou ao normal - diz o comerciante Felipe Noronha.
A Secretaria orienta que, mesmo nas fontes com água potável, é recomendável ferver e clorar a água antes de consumi-la.

Fontes belas e poluídas

Cinco fontes de Teresópolis foram consideradas com água imprópria para o consumo, de acordo com análise recente do Laboratório Central Noel Nutels (Lacenn-RJ), que foi divulgada pela Secretaria municipal de Saúde este mês. São elas: Fontes Amélia (Alto); Taumaturgo (Taumaturgo); Praça Taumaturgo (Taumaturgo); Tijuca (Tijuca); e Fonte Santa (Fonte Santa). Mesmo com placas de aviso, moradores continuam consumindo a água desses locais.

- Tem gente que nem lê o aviso. Vê a fonte bonita e acha que pode beber a água - diz a dona de casa Andreia corrêa.


Fonte: Yahoo Noticias


Comente esta notícia

|

Outras notícias relacionadas





Sobre o projeto
Guiatere.com é um projeto desenvolvido pela Action Plus e que tem como objetivo principal criar o mapeamento comercial de Teresópolis, promovendo de forma facilitada a consulta as informações de empresas e profissionais liberais da cidade.

Desenvolvido por: Action Plus