Busca rápida por palavra chave

Alunos da EJA participam de Encontro na Escola Municipal Lino Oroña

Notícia publicada em:11/05/2010
Tamanho da fonte
|

http://img534.imageshack.us/img534/1749/foto8el.jpgDepois do Encontro em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Secretaria Municipal de Educação, através do Serviço de Educação de Jovens e Adultos, realizou na última sexta-feira, 7, o 1º Encontro dos Alunos da EJA – Educação de Jovens e Adultos, desta vez voltado especificamente aos estudantes do sexo masculino. O encontro aconteceu na Escola Municipal Maçom Lino Oroña, na Várzea, e reuniu alunos de outros quatro pólos da EJA: Centro Educacional Beatriz Silva (Barra do Imbuí), Escola Ginda Bloch (Alto), Centro Educacional Roger Malhardes e Escola Belkis Frony Morgado (São Pedro), e Escola Maçom Lino Oroña (Várzea), além de professores, diretores, orientadores e palestrantes.

Com a presença de 135 alunos e mais 42 profissionais de educação, o Encontro foi aberto pela Coordenadora da EJA, professora Ana Paula Mattos Coutinho, que destacou a importância do evento para a formação dos alunos e a criação de cidadãos mais conscientes e atuantes. “Encontros como esses colaboram para que nossos estudantes ampliem seus conhecimentos de forma crítica, viabilizando a reflexão pela busca dos direitos de melhoria de sua qualidade de vida”.

http://img299.imageshack.us/img299/341/foto2ry.jpgNa primeira palestra, o advogado Sandro Sabino discursou sobre os Direitos do Consumidor e do Trabalhador. Elogiando a iniciativa da Coordenadoria da EJA, ele lembrou que uma escola não se faz apenas com livros, mas também através da informação e formação de conhecimentos de uma maneira mais ampla e completa. Em seguida, o professor André de Freitas explanou sobre Qualidade de Vida e Atividade Física, promovendo desafios com premiações que resultaram em grande descontração em todos os presentes, auxiliando na motivação e aumento da auto-estima.

Encerrando as palestras da noite, a Secretária Municipal dos Direitos da Mulher, Norma Suely Gomes dos Santos, e a advogada Adriana Ângela discursaram sobre os Direitos da Mulher, Família e a Lei Maria da Penha. Foi exibindo um filme invertendo o papel do homem e da mulher em uma família comum, objetivando a reflexão e um maior discernimento a respeito dos papéis que cada um representa na sociedade. A Secretária Norma Suely ainda se colocou à disposição em atender qualquer aluno da EJA na Secretaria dos Direitos da Mulher, localizada na Rua Heitor de Moura Estevão, 279, na Várzea.

Ao final do evento, que também contou com oficina de artesanato em EVA, ministrada pela professora Alessandra, foram sorteados diversos brindes. Ganhador de uma bicicleta, o aluno Cino da Silva, da 4ª etapa da EJA, destacou a importância do encontro para a aquisição de conhecimentos necessários ao cotidiano dos alunos. “Foi muito importante pra aprendermos sobre família, nossos direitos, leis trabalhistas e sobre muitas coisas que a gente não sabia”, disse Cino.

 


Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Teresópolis


Comente esta notícia

|

Outras notícias relacionadas





Sobre o projeto
Guiatere.com é um projeto desenvolvido pela Action Plus e que tem como objetivo principal criar o mapeamento comercial de Teresópolis, promovendo de forma facilitada a consulta as informações de empresas e profissionais liberais da cidade.

Desenvolvido por: Action Plus